Primeira consulta

O que esperar?

A primeira consulta na Clínica Veterinária AlcabidecheVet marca o momento no qual se procura estabelecer uma relação de confiança e de transparência entre o tutor/animal e o médico assistente que o acolhe.

Para a Dra. Cláudia Correia, Diretora Clínica da AlcabidecheVet, é muito importante que neste primeiro contacto os tutores sejam munidos de um conjunto de informações não só sobre comportamento animal, nutrição ou profilaxia, mas também sobre os desafios e responsabilidades inerentes aos donos de animais.

Responsabilidades do Tutor e necessidades do Animal

Desde a primeira consulta na Clínica Alcabidechevet que o tutor é alertado para todas as responsabilidades inerentes à posse de um animal de companhia, o que pressupõe o acesso a cuidados médico-veterinários, importância de uma dieta adequada e disponibilidade de tempo para a sua educação. 

Além disso é de extrema importância explicar as principais fases da vida dos cães e gatos em termos clínicos (jovem/adulto e geriátrico) e como as suas necessidades e cuidados variam ao longo dos anos. 

Importância da Vacinação e Desparasitação

Relativamente aos cuidados médico-veterinários é essencial que os tutores se consciencializem para a importância da vacinação e da desparasitação quer interna, quer externa, assim como os riscos que incorrem quando tal não é assegurado, tendo em conta a localização geográfica onde residem. O concelho de Cascais além de estar sinalizado com uma zona endémica de leishmaniose, tem a particularidade dos seus habitantes serem adeptos de atividades outdoors e passeios pela natureza acompanhados pelos seus animais, além disso é frequente muitos deles serem mantidos no exterior das suas residências. 

O médico veterinário realizará um plano vacinal personalizado de acordo com a idade, estado de saúde e estilo de vida do animal. No caso de se tratarem de animais recém-nascidos ou bebés, é indicado um plano que os permita socializar o mais cedo possível para que o seu comportamento não seja afetado.

Um cachorro que só vai à rua e que só socializa depois dos quatro meses é um cachorro que tem muito mais hipóteses de apresentar fobias, medos e manifestar comportamentos de agressividade. Portanto, a Direção Clínica da Alcabidechevet insiste para que os tutores trabalhem o desenvolvimento das habilidades sociais do seus animais logo a partir dos dois meses sem descurar dos devidos cuidados

Esterilização

No caso dos gatos é proposta a esterilização precoce. São inúmeros os benefícios da esterilização dos gatos por volta dos seis meses de idade que incluem:

  • rápida recuperação da cirurgia;
  • diminuição da reprodução indesejada;
  • redução do risco de doenças como tumores mamários em fêmeas e cancro de próstata em machos;
  • melhorias substanciais a nível comportamental.

Já nos cães, a Dra. Cláudia Correia, Diretora Clínica da AlcabidecheVet considera que não existe necessidade de tanta precocidade porque está comprovado que deve ser adquirida uma certa maturidade a nível endócrino/imunitário/nervoso, antes de se realizar tais procedimentos. A sua realização precoce leva a um aumento da probabilidade de aparecimento de doenças autoimunes, como a atopia, anemias imunomediadas, entre outras. No entanto os benefícios são diversos:

  • No caso das fêmeas reduz significativamente o risco do desenvolvimento de cancro de mama, tumores uterinos e o surgimento de casos de piometra
  • No caso dos machos, previne problemas relacionados com o sistema reprodutivo
  • No geral os cães tendem a ficar mais calmos, dóceis e menos ansiosos
  • Aumento da esperança média de vida 
  • Diminuição do número de animais abandonados
Food

Aconselhamento nutricional

Também durante a primeira visita, o tutor recebe aconselhamento sobre comportamento animal e sobre nutrição tanto para cães, como para gatos.

O médico veterinário dá a conhecer os benefícios de uma alimentação diversificada para a saúde dos pacientes que poderá ser proporcionada por uma combinação de dietas comerciais e caseiras, no qual o tutor tem a oportunidade de aprender sobre as quantidades e proporções de cada grupo de nutrientes.

Alerta para possíveis riscos

Existe um cuidado redobrado na explicação dos riscos de obesidade, sedentarismo e da falta de higiene oral, principalmente nas raças mais sensíveis a estes fatores.

À medida que a idade avança, é aconselhado um check-up anual com ecografia abdominal, ecocardiografia e análises sanguíneas completas, exames estes que permitem, muitas vezes, atuar atempadamente e sem ser de urgência, em situações muito graves e em que o prognóstico é muito mais reservado. Por exemplo, retirar baços com nódulos pequenos que, ao fim de uns meses poderiam evoluir para um tumor de maiores dimensões e com maiores riscos para o paciente.

Informações sobre o Centro

AlcabidecheVet - Clínica Veterinária

Back
  • 2F
    09:00 - 21:00
  • 3f
    09:00 - 21:00
  • 4f
    09:00 - 21:00
  • 5f
    09:00 - 21:00
  • 6f
    09:00 - 21:00
  • Sáb
    09:30 - 13:30, 15:00 - 18:30
  • Dom
    e Feriados 09:30 - 13:30, 15:00 - 18:30
Back

Encontre-nos aqui:

Estrada Tojas 55 2645-091 Alcabideche Portugal
obtenha direções com Google Maps